Patapon

Patapon para PSP é um jogo bem diferente dos que você está acostumado a ver. É um jogo 2D que combina música com estratégia em tempo real.

A história é bem interessante também. O Império Patapon (criaturas ciclopes) era um povo próspero e quase invencível em batalhas junto aos seus tambores de seu Deus, o Almighty, mas que sofreu muitas perdas trágicas com o passar do tempo e foram reprimidos pelo Império Zigoton (Que são, praticamente, a mesma coisa que os Patapons, só que vermelhos).

O jogo começa com a introdução (obviamente) e com um tipo de contrato/voto pra você assinar. Depois disso, você vê um Patapon caído num antigo campo de batalha. Você recebe um tipo de instrumento e, tocando esse instrumento, você recupera a energia/fé do Patapon derrotado. Ao longo da primeira fase, você vai encontrando outros Patapons e no final você vai para cidade deles, Patapolis. Chegando lá, Medea, a sacerdotisa da tribo, fala que você é o Deus deles e tocando os instrumentos sagrados você pode dar forças a eles novamente para desbravarem Earthend. Ouvindo pela primeira vez, sim... Parece ser um jogo bobo e sem graça e infantil e blablabla... Mas não se deixe enganar.

A batalha consiste numa formação com os Patapons e seus diferentes papéis.
O primeiro é o Hatapon que é como se fosse o Patapon que recebe o ritmo dos tambores do Almighty e passa o comando para as tropas, uma espécie de maestro. Se ele morrer é game over. Yaripon é a tropa inicial que arremessam lanças em seus adversários... Uma tropa mid-ranged. O papel dessas tropas é causar dano à linha de frente inimiga e são abertos a qualquer tipo de ataque.. O que trás os Tatepons, que são os melee/tank da party e ficam na linha de frente da formação. Yumipon são os arqueiros cujo papel é atacar os inimigos mais distantes da formação do inimigo. Tem mais três classes que consistem nos Dekapons, Kibapons e Megapons.
Os Dekapons são tipo uns golems lerdos porém com muita vida e fortes, os Kibapons são os horsemen da party e os Megapons são a classe que usam instrumentos para combate.

Durante o jogo, você vai perceber que sempre que executar ordens sem perder o ritmo, você vai criando um combo que vai fazer você entrar no Fever Mode, durante este modo, suas tropas ficam mais fortes, rápidas e ganham ataques novos. Patapon é uma série de jogos exclusiva para PSP que consistem em 3 jogos (Que eu recomendo fortemente caso tenha gostado tanto quanto eu) O jogo é simples e divertido. Não sei ao certo quanto tempo de jogo ele tem, afinal eu ainda não zerei. Mas creio que tenha um tempo decente pra um jogo portátil e tenha um certo replay value também.

Caso queiram ver algum vídeo do Patapon:

Minha nota pessoal é de 08/10. Sim, esse jogo me cativou muito. :p
Usaram a mecânica desse jogo pra um jogo exclusivo pra PSP chamado Monster Hunter Diary: Poka Poka Felyne Village que é bem divertido também mas, infelizmente, em Japonês.

**Next week spoilers: Vou cobrir um pouco dos Monster Hunter com um pouco desse "Patapon" felino.**

Matéria escrita pelo colaborador Moacyr Oliveira.

02/09/2013

Gostou? Compartilhe!