Sereias

- Cultugeria Mitológica

Sereias são seres mitológicos (justifica estar na Cultugeria Mitológica, não?), lendárias criaturas aquáticas com a parte superior do corpo de mulher e a parte inferior de peixe. Sereias aparecem no folclore de muitas culturas mundiais, incluindo a Europa, China e India. As primeiras estórias apareceram no antigo Assyria, quando a deusa Atargatis se transformou em uma sereia envergonhada por acidentalmente ter matado seu amante humano. Habitavam rochedos dos mares. “Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali para os navios colidirem com os rochedos e afundarem. Odisseu, personagem da Odisséia de Homero, conseguiu salvar-se porque colocou cera nos ouvidos dos seus marinheiros e amarrou-se ao mastro de seu navio, para poder ouvi-las sem poder aproximar-se. As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade.” Segundo a lenda, o único jeito de derrotar uma sereia ao cantar seria cantar melhor do que ela. Estes são os nomes de algumas das sereias citadas na literatura clássica: Pisinoe, Thelxiepia, Ligeia, Aglaope, Leucosia e Parténope.

Mermaid (sereia) por John William Waterhouse

Sereias estão associadas com as sereias da mitologia grega e com o Sirenia, uma ordem biológica que compreende dugongos e peixes-boi. Avistamentos históricos por marinheiros pode ter sido o resultado de encontros incompreendidos com esses mamíferos aquáticos. Cristóvão Colombo relatou avistar sereias ao explorar o Caribe, e avistamentos foram relatados nos séculos 20 e 21, no Canadá, Israel e Zimbabwe. O 'US National Ocean Service' apresentou em 2012 que nenhuma evidência de sereias jamais fora encontrado. É provável que o mito tenha tido origem em relatos da existência de animais com características próximas daquela que, mais tarde foram classificados como sirénios.

The Fisherman and the Syren, por Frederic Leighton

The Land Baby, por John Collier

Arte

Sereias tem sido um assunto popular na arte e literatura nos séculos recentes. O autor dinamarquês Hans Christian Anderson escreveu seu popular conto de fadas 'The Little Mermaid' (A pequena sereia) em 1836. Seus contos foram posteriormente retratados em opera, pinturas, livros, quadrinhos e filmes (como você já deve ter reparado, o clássico da Disney).

Cinema

A pouco tempo, tivemos uma superprodução de cinema onde vimos sereias. E eu não poderia deixar de mencionar aqui, as sereias em Pirates of the Caribbean: On stranger tides. Se você ainda não assistiu, abaixo você poderá assistir a principal cena das sereias no filme. Confira:

18/09/2012

Gostou? Compartilhe!

Brian A. Moreira

Brian A. Moreira

Hipotético designer e ilustrador. Diretor do Selvageria. Overthinker, coffee addict and cinema lover. Tudo isso ao som de Beatles!

Contato / Mídias sociais

  • Social Media
  • Social Media
  • Social Media
  • Social Media