Centauros

- Cultugeria Mitológica

Centauros eram criaturas com o torso e cabeça humanos e o corpo de cavalo. Os antigos muito apreciavam o cavalo para considerar que sua união com o homem constituísse uma forma degradante e, assim sendo, o centauro é o único dos monstros mitológicos da Antiguidade ao qual eram atribuídas boas qualidades.

Centauro
"Pallas and the Centaur" (1482) por Sandro Botticelli.

Os centauros eram admitidos na companhia dos homens. Dentre muitos deles que ganharam um destaque na história (mitológica, é claro), Quíron foi o mais sábio e justo dos centauros. Este recebeu lições de Apolo e Diana, tornando-se famoso por sua habilidade na caça, medicina, música e arte da profecia. E quando morreu, Júpiter colocou-o entre as estrelas, como a constelação de Sagitário.

Viviam nas montanhas de Tessália e repartiam-se em duas famílias. Os filhos de Íxion e Nefele, e os filhos de Filira e Cronos (Quíron era filho destes). São muito conhecidos pela 'batalha dos lápites e centauros', que foi assunto favorito de muitos escultores e poetas da Antiguidade.

Centauro
"Achilles and the centaur Chiron" (1746) Obra de Pompeo Batoni.

26/07/2012

Gostou? Compartilhe!

Brian A. Moreira

Brian A. Moreira

Hipotético designer e ilustrador. Diretor do Selvageria. Overthinker, coffee addict and cinema lover. Tudo isso ao som de Beatles!

Contato / Mídias sociais

  • Social Media
  • Social Media
  • Social Media
  • Social Media