Apartheid

Adotado de 1948 a 1994 pelos governos que sucederam o Partido Nacional na África do Sul, o apartheid foi um regime de *segregação racial, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.

A segregação racial na África do Sul teve início no período colonial, mas o apartheid foi introduzido como política oficial após as eleições gerais de 1948. A nova *legislação dividia os habitantes em grupos raciais, segregando as áreas residenciais, muitas vezes através de remoções forçadas. No final da década de 1970, os negros foram privados de sua cidadania, tornando-se legalmente cidadãos de uma das dez pátrias tribais autônomas chamadas de *bantustões. Nessa altura, o governo já havia segregado a saúde, a educação e outros serviços públicos, fornecendo aos negros serviços inferiores aos dos brancos.

Consequências

O apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo *embargo comercial contra a África do Sul. Uma série de revoltas populares e protestos causaram o banimento da oposição e a detenção de líderes anti-apartheid. Conforme a desordem se espalhava e se tornava mais violenta, as organizações estatais respondiam com o aumento da repressão e da violência.

Ascensão

Nem mesmo as reformas no regime durante a década de 1980 conseguiram conter a crescente oposição, e em 1990, o presidente Frederik Willem de Klerk iniciou negociações para acabar com o apartheid, o que culminou com a realização de eleições multirraciais e democráticas em 1994, que foram vencidas pelo Congresso Nacional Africano, sob a liderança de Nelson Mandela.

Apartheid

Em 1951 Mandela foi eleito presidente da ANCYL, e no ano seguinte presidente do CNA na província de Transvaal, o que o coloca como vice-presidente nacional da instituição.

Em 10 de Maio de 1994, Nelson Mandela fez o juramento como presidente da África do Sul diante de uma eufórica multidão. Dentre suas primeiras ações foi criada a Comissão Verdade e Reconciliação e reescrita a Constituição. Na eleição multi-racial seguinte, o ANC de Mandela ganhou com margem larga, efetivamente terminando com a era do apartheid.

Apartheid

* Fique ligado:

Segregação Racial: Quando em determinada sociedade se impede a várias pessoas o usufruto dos direitos que estão definidos para os membros dessa sociedade, com base na origem étnica dessas pessoas.
Legislação: Conjunto de leis ou normas jurídicas de um Estado ou dada a um povo.
Bantustões: Foram pseudoestados de base tribal criados pelo regime do apartheid na África do Sul, na qual mantiam os negros fora dos bairros e terras brancas, mas perto o suficiente para servirem de fontes de mão-de-obra barata.
Embargo Comercial: É a proibição do comércio e da comercialização com um determinado país, como um castigo para os políticos.

29/05/2012

Gostou? Compartilhe!

Brian A. Moreira

Brian A. Moreira

Hipotético designer e ilustrador. Diretor do Selvageria. Overthinker, coffee addict and cinema lover. Tudo isso ao som de Beatles!

Contato / Mídias sociais

  • Social Media
  • Social Media
  • Social Media
  • Social Media