Fim do mundo em 2012?

O mundo acaba mesmo esse ano? Como? Quando? Será que seremos devorados por algum buraco negro, infectados por algum vírus que transformará a humanidade em zumbis, o apocalípse bíblico virá a tona, a Terra colidirá com algum cometa ou simplesmente sofreremos os danos que causamos no nosso planeta pelo passar dos anos? Teorias é o que não faltam. E nós mostraremos algumas aqui:

Os Maias e seu calendário

Um dos principais motivos (cujo virou até filme) é a crença nos maias e sua contagem regressiva. Muitas pessoas acreditam que o mundo acabará no dia vinte e um de dezembro deste ano (21/12/2012), será mesmo? O motivo se dá ao fato que o tal calendário maia termina nesse dia.

Foto: Suposto calendário Maia

Reflita

Se você parar pra pensar, talvez eles não tiveram tempo para terminar o calendário, já que foram “exterminados”. Sem contar que o calendário poderia acabar e começar tudo de novo como se fosse um ciclo ou um loop. E tem alguns “escritos” que dizem que nesse dia, o deus maia, da criação e da guerra, viria a terra. Se for para acreditar que o mundo acaba nesse dia, também teríamos que considerar que esse deus virá a terra no mesmo dia. Se eles sabiam quando o mundo acaba, também deviam saber como, né!?

Invasão Alienígena

O que há na verdade, é muita especulação e muitas pessoas que acreditam nessas especulações. Tem muita gente por aí que acredita que o fim iminente se dará por uma invasão extraterrestre. Uma raça desconhecida viria a Terra por uma série de motivos. Dentre eles, destacam-se dois: Motivo 1 - Uma expedição na intenção de ampliarem seus conhecimentos e estudar sobre outras raças. Motivo 2 - São hostis. Acabaram seus suprimentos em seu planeta e vieram usar nossos recursos, escravisando a raça humana (sim, eu me baseei em "Sinais" para explicar isso). Nós (que escrevemos esta matéria) acreditamos que exista vida extraterrestre pela simples teoria: Se ha milhares de planetas e constelações universo a fora, por que só o nosso planeta teria vida?

(Fonte da imagem: the4thkind.tumblr.com)

Reflita

A dificuldade que temos para chegar em um outro planeta, teoricamente, é a mesma que eles teriam para vir aqui. É aí que entra a ideia de que os alienígenas são tecnologicamente mais avançados que os humanos, (tal ideia que sempre se manifesta nos filmes de cinema). Assim, eles teriam a chance de nos invadir primeiro.

Conclusão

Se for acontecer uma “invasão alienígena”, vai demorar muuuuuuiiiiittttoooo tempo, pois seus níveis tecnológicos são similares ou inferiores com os níveis da humanidade, OU você pode considerar que eles são sim mais avançados que nós e estão preparando um ataque! Mas para ninguém surtar, vamos pensar que somos o único planeta privilegiado com vida por enquanto.

Teoria do Nibiru

Um planeta colidiria com a Terra porque é atraído pelo sol. Dizem até que esse tal planeta colidiu com um planeta que deu origem a Terra e ao cinturão de asteroides. Em 2012 ele, teoricamente, passará tão perto da terra que causaria grandes problemas para nós. Muitos tsunamis, terremotos entre outras coisas muito mais fortes do que estamos acostumados, exterminando assim a vida na terra.

(Fonte da imagem: Lynette R. Cook/ScienceDaily)

Isso não seria nada agradável. Há também a historia de um cometa que demora uns 1000 anos (Ou quase isso) pra dar a volta na galáxia e cada vez que passa por aqui chega mais perto da terra (Bem parecido com a teoria anterior, mas tudo bem) e que da ultima vez que passou por aqui causou alguns tsunamis e terremos. Na minha opinião, essa teoria é a mesma que a anterior, só que é um cometa em vez de um planeta. E dessa vez acertará em cheio a terra.

Reflita

A NASA diz que nada disso vai acontecer. Mas, se fosse acontecer, será que alertariam as pessoas? Afinal, se vamos morrer de qualquer jeito, para quê deixar o mundo inteiro apavorado, se não há como evitar?

Apocalípse Zumbi (Amém!)

Se for para o mundo acabar em 2012 que seja em um apocalipse zumbi! Seria legal, não acha? Não quero que o mundo acabe em 2012, mas se for acabar mesmo seria “legal” com um monte de zumbis vagando por ai, e as pessoas se trancando nos supermercados para sobreviver com armas pra matar os zumbis.

Situação

Alguma empresa corporativa (Dá-lhe América) inicia com um experimento científico. Um soro cujo toda a humanidade teria que tomar para privar-se de um risco terrível. Efeitos colaterais, abra cadabra, as pessoas que foram expostas ao soro perdem a funcionalidade dos órgãos e a única condição cerebral que ainda funciona, é a necessidade de se alimentar. Detalhe, o vírus é contagioso. Se houver contato de sangue, você é infectado.

Clairvius Narcisse, suposto zumbi real. (Fonte da imagem: galvinaven.wordpress.com)

Reflita

Vai dizer que não é uma ótima forma do mundo (Na verdade, da civilização e sociedade. O mundo continuaria girando) acabar?

Apocalípse Bíblico

Não podia deixar de falar do apocalipse da bíblia, apesar de ser fisicamente “improvável”. Muitos dos religiosos vêm falando a um bom tempo que o apocalipse está chegando, que essa e a última geração, etc. E usam fatos ambientais para reforçar isso, como o tsunami que tem acontecido, terremotos e furacões que vem acontecendo com mais frequência.

(Fonte da imagem: deborahrosereeves.wordpress.com)

Reflita

Provávelmente é o "fim" mais complexo de todos, pois engloba toda aquela ideia da volta do messias, o julgamento final, o anticristo, etc. Porém, não faz dessa teoria a correta ou mais provável. Complexidade não significa comprovação, significa apenas complexidade.

Fim ambiental

Por último, mas não menos importante: O aquecimento global, que vem causando grandes tragédias pelo mundo todo, pois ele intensifica fenômenos naturais como furacões, tsunamis, enchentes, devido as fortes chuvas, entre outros que vem acontecendo com mais frequência e mais intensidade. O aquecimento global é um fenômeno natural que aconteceria de qualquer jeito, mas nós, devido à poluição principalmente, temos acelerado muito esse processo causando essas grandes mudanças climáticas. Esse "fim" nós podemos evitar, mas também é necessário que os povos do mundo todo ajudem a combater esse mal e parem de pensar só em ganância (O que é muito difícil acontecer). Só nos resta ter esperança e fazer a nossa parte tentando poluir o mínimo possível.

(Fonte da imagem: www.zmescience.com)

Reflita

Dentre todos, esse sim é o mais provável. E não porque alguém influente diz ser. Mas porque é o único com fundamentos e base científica. Estatísticas e pesquisas comprovam a calma degradação do planeta. Por outro lado, para os bons fiéis, na teoria maia, cristã ou qualquer outra com base religiosa, o mundo não poderia acabar desta forma? É uma questão de ponto de vista. Os deuses pagãos ou o deus cristão poderia dar fim a terra usando os problemas ambientais que o planeta já sofre.

Se o mundo vai acabar? Teorias é o que não faltam como puderam ver. No ritmo que estamos indo, em questão de poluição, vai acabar com certeza. Mas muita coisa ainda vai rolar, o que nos resta é esperar pra ver e se possível tentar evitar isso.

25/03/2012

Gostou? Compartilhe!

Brian A. Moreira

Brian A. Moreira

Hipotético designer e ilustrador. Diretor do Selvageria. Overthinker, coffee addict and cinema lover. Tudo isso ao som de Beatles!

Contato / Mídias sociais

  • Social Media
  • Social Media
  • Social Media
  • Social Media

Higor A. Schumaker

Higor Alves Schumaker

Programador e suporte de sistemas. Aficionado por carros. Um fps ao som de Linkin Park sempre cai bem.

Contato / Mídias sociais

  • Social Media
  • Social Media