Dragões mais queridos da ficção

Eu sempre amei os dragões. São de longe, uma das mais fantásticas criaturas das diversas mitologias. Com certeza eu adoraria fazer uma matéria chamada "Dragões mais queridos da realidade", mas como isso não é possível (ou será que é?), vamos nos contentar com os da ficção que conhecemos. Se você gosta de dragões tanto quanto eu, você vai gostar desta matéria!

Hoje eu não pretendo falar sobre a definição de ‘dragão’, ou que função e simbologia eles assumem em cada cultura. Também não pretendo falar sobre suas habilidades e poderes. Nesta matéria, meu único intuito é listar alguns dos muitos dragões queridos que conhecemos pelos livros, filmes ou desenhos. Escolhemos 10 dragões para recordarmos nesta matéria. Confira abaixo.

Dragões no cinema

Muitos dragões já chegaram às telonas. Sejam eles em animações ou superproduções cinematográficas. Não há como falar sobre todos em uma única matéria. Então, dentre estes muitos, relembre:

Draco (DragonHeart - 1996)

Um filme lindo, que eu assisti várias vezes na minha infância (dá-lhe ‘Sessão da tarde’). ‘Coração de Dragão’ é um grande filme. E você provavelmente já assistiu. E se sim, com certeza você gosta do Draco, o dragão-protagonista do filme.

Dragão

Fun Fact: O dragão Draco foi o primeiro personagem inteiramente computadorizado que conversa com outros personagens interpretados por atores de carne e osso (Space Jam chegou no mesmo ano).

Falkor (The Neverending Story - 1984)

Vocês conhecem este filme, certo? Um filme mágico, lindo, que consegue transmitir uma grande mensagem à aqueles que estão assistindo. "A História sem fim" é um filme maravilhoso e, novamente, se você assistiu, você gosta do Falkor!

Dragão

Mushu (Mulan - 1998)

Mushu! A grande comédia do filme! Foi o personagem responsável por nos fazer dar grandes risadas 'ao longo do longa'.

Haku (Spirited Away - 2001)

Um jovem que se transforma em dragão. Ele ajuda Chihiro durante sua jornada, ensinando o melhor caminho para se chegar até a bruxa Yubaba. Eu nunca assisti "A Viagem de Chihiro", mas o Haku ganhou destaque com o filme, então aqui está ele.

Dragão

Banguela (How to train your dragon- 2010)

Quem não ficou apaixonado com todo o charme e fofura do Banguela? "Como treinar seu dragão" é mais um grande sucesso da Dreamworks. E Banguela é a grande estrela do filme.

Dragão

Além destes dragões, tivemos também a mulher-dragão do Burro em Shrek (Que também é da Dreamworks), a 'Saphira' de Eragon, o FANTÁSTICO dragão do último Harry Potter que, se não me engano, é o dragão mais recente a ir às telas de cinema. E muitos outros. Agora, relembre os dragões dos desenhos animados.

Dragões nos desenhos

Estes dragões você também deve conhecer! Foram dragões que participaram (de modo até relevante) de desenhos clássicos e marcantes. Confira abaixo.

Charizard (Pokemon - 1998)

Quem não ria quando o Ash dava uma ordem ao Charizard, e ele simplesmente não obedecia? Charizard sempre teve uma personalidade própria e muito diferente dos outros pokémons. Ganhou bastante destaque no desenho e chegou a ir aos cinemas também pelo filme "Pokémon O filme". Então, dentre todos os pokémons dragões que existem, eu não poderia deixar de falar do Charizard.

Dragão

Tiamat (Dungeons & Dragons- 1983)

"Tiamat é uma deusa das mitologias babilônica e sumérica. Na maioria das vezes Tiamat é descrita como uma serpente marinha ou um dragão". E o desenho "A caverna do dragão" se inspirou em tal mitologia. Tiamat, é uma deusa-dragoa de cinco cabeças. Seu poder supera o poder do vilão Vingador, aterrorizando este, assim como os demais garotos.

Dragão

Fun Fact: O desenho Caverna do Dragão foi produzida pela Marvel Comics e Dungeons & Dragons Corporation, na década de 80.

Shen Long (Dragon Ball- 1986)

O mágico dragão sagrado, que ao ser acordado de seu sonho milenário, concede qualquer desejo que lhe peça. Shen-Long era invocado quando se reuníam as esferas do dragão. Se você assistia Dragon Ball, com certeza você sempre se amarrou no Shen Long. Até porque, não era todo dia que a gente via ele no desenho né.

Dragão

Dragões Malignos

Os Dragões malignos são um grupo de seres maléficos nascidos da energia negativa originada pelo excesso de uso das Esferas do Dragão. Esses dragões aparecem no DGB GT. Cada um deles possui uma Esfera do Dragão na testa.São conhecidos como Li Shenlong, Ryan Shenlong, San Shenlong, Suu Shenlong, Chii Shenlong, Uu Shenlong e Ryuu Shenlong.

Dragões na literatura

Agora, relembre dragões importantes da literatura!

Fin Fang Foom (Marvel- 1961)

Fin Fang Foom é um personagem do Universo Marvel. Fin Fang Foom apareceu pela primeira vez em Strange Tales vol. 1, nº89. Fin Fang Foom é um dragão alienígena tendo vindo do planeta Kakaranathara no sistema Maklu da grande Nuvem Magelânica (Whaat?).

Foom e outros membros de sua raça abandonaram seu pacífico planeta no intuito de conquistar outros planetas.Os dragões alienígenas pousaram em terra na antiga China, e usaram sua transmutação de forma natural para imitar a forma humana, na intenção de se inserir e estudar a espécie humana antes de iniciar sua conquista. Foom entretanto estava preso em um túmulo, e adormecido graças a uma erva que lhe colocava em estado catatônico.

Dragão

Fun Fact: Fin Fang Foom é um dos Easter-Eggs dos filmes da Marvel. Uma imagem dele aparece em um prédio no fundo de uma das cenas do filme "Homem de Ferro" (Quando o herói está saindo no soco com o vilão, no final do filme).

Smaug (The Hobbit- 1937)

Smaug é um personagem do livro O Hobbit, escrito por J.R.R. Tolkien. Na história, Smaug atacou o reino dos anões dentre outros, e saqueou seus tesouros. Levou tudo às raízes da Montanha Solitária, onde amontoou todo o tesouro e passou a dormir sobre ele.

Dragão

Estes são 10 dos muitos dragões que encantaram nossas vidas. Dentre estes dragões, qual ou quais são os seus favoritos? Comente na caixa de comentários abaixo! Você também pode dizer nomes de outros dragões que você gosta, talvez ele apareça em uma "Parte II" desta matéria. Não se esqueça de curtir a matéria e/ou Twittar para seus amigos.

Até uma próxima matéria Selvagem.

21/06/2012

Gostou? Compartilhe!

Brian A. Moreira

Brian A. Moreira

Hipotético designer e ilustrador. Diretor do Selvageria. Overthinker, coffee addict and cinema lover. Tudo isso ao som de Beatles!

Contato / Mídias sociais

  • Social Media
  • Social Media
  • Social Media
  • Social Media